Trânsito do futuro no Recife

MOBILIDADE Novos elevados serão construídos no principal corredor viário do Recife, entre a Ilha do Leite e o Parque Amorim, até 2013

A Avenida Agamenon Magalhães, principal corredor viário do Recife, por onde circulam diariamente cerca de cem mil veículos, ganhará quatro viadutos, entre a Ilha do Leite e o Parque Amorim, até o fim de 2013. O investimento, com recursos do governo estadual, está estimado entre R$ 180 milhões e R$ 200 milhões.

O plano de circulação, com informações técnicas, e o projeto dos viadutos ficarão prontos até novembro, com expectativa de licitação em dezembro. O anúncio foi feito ontem pelo governador Eduardo Campos, durante lançamento de um pacote de obras do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (Promob), no Palácio do Campo das Princesas, área central.

O projeto prevê ainda a conclusão do Corredor Leste-Oeste e a construção do Corredor Norte-Sul, do Ramal Cidade da Copa e do Terminal Integrado Cosme e Damião, em São Lourenço da Mata.Na Agamenon, a novidade é que os viadutos serão estaiados, semelhante a um que existe no Tatuapé, em São Paulo. O modelo é assim chamado porque usa cabos de aço, dando a impressão de que a estrutura é sustentada por eles. O 1º será construído na entrada para a Avenida Rosa e Silva, no cruzamento em frente à McDonalds.

Outro vai ser implementado entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Fernandes Vieira (do Tribunal Regional Eleitoral ao Colégio Americano Batista). O 3º viaduto ficará entre as Ruas Dom Bosco (Colégio Contato) e Joaquim Nabuco (Hospital da Restauração). O 4º será no Paissandu, saindo da Rua General Joaquim Inácio e cruzando a Agamenon.Vamos construir os viadutos em pontos de estrangulamento da avenida.

Com as obras concluídas, serão retirados os semáforos, mantendo apenas o da Praça do Derby. Isso vai garantir mais fluidez do tráfego, destacou o secretário das Cidades, Danilo Cabral. Em horários de pico, a velocidade média na via é de 4,5 quilômetros por hora. A Urbana-PE, sindicato que reúne as empresas de ônibus do Grande Recife, custeará o plano de circulação e os projetos básico e executivo, orçados em cerca de R$ 1 milhão.

O plano vai indicar, por exemplo, para onde vão os veículos, a origem e o destino deles, observou Danilo Cabral. Professor da pós-graduação em arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), César Cavalcanti diz que é preciso uma reflexão mais aprofundada sobre a necessidade dos novos viadutos na Agamenon. Quando o Executivo prioriza a construção de viadutos, está prestigiando e incentivando o uso de carros, que não vão resolver os problemas de mobilidade. Fico meio reticente quanto a esse projeto, comentou.

Primeiro passo para corredores

Diariamente, quase dois milhões de pessoas utilizam ônibus na Região Metropolitana do Recife. Será esse público o principal beneficiado com a implantação dos corredores Norte-Sul, que vai de Igarassu ao Centro do Recife, e Leste-Oeste, que sairá do Derby até Camaragibe, além da instalação do Ramal Cidade da Copa, entre Camaragibe e São Lourenço da Mata. Os editais de licitação dos corredores e do ramal foram assinados ontem pelo governador Eduardo Campos. A meta é inaugurá-los até o início de 2014, quando será realizada a Copa do Mundo no Brasil.

Serão 52 quilômetros de corredores exclusivos de Transporte Rápido de Ônibus (TRO), semelhante ao que já existe hoje em cidades como Curitiba (Paraná), Bogotá (Colômbia) e Johanesburgo (África do Sul). Em vez dos tradicionais ônibus, a população contará com veículos com ar-condicionado e contagem eletrônica de passageiros. A passagem não será cobrada no coletivo. O usuário vai pagar antes do embarque, diminuindo o tempo de permanência dos ônibus nas estações. Tomara que isso realmente funcione, pois quem depende de ônibus sofre todos os dias com a demora nas paradas, comentou a vendedora Simone Santos, que trabalha no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife, e mora em Peixinhos, Olinda.

“Estamos apostando no transporte público de passageiros. Essas obras vão melhorar a mobilidade na Região Metropolitana do Recife. Serão dois anos de trabalho. Com certeza haverá alguns transtornos, mas que serão compensados quando tudo estiver pronto, destacou o governador Eduardo Campos. Faremos um esforço para não aumentar as tarifas. Hoje 30% dos moradores do Grande Recife não usam transporte público porque não podem pagar as passagens. Queremos que essas pessoas passem a andar de ônibus. Também que os motoristas que têm carro deixem os veículos em casa, só usem à noite ou nos fins de semana, complementou o governador.

Para realizar as obras anunciadas ontem, serão gastos R$ 476 milhões, dos quais mais da metade, R$ 347 milhões, virá do governo federal, por meio do PAC da Copa. O restante, R$ 129 milhões, sairá do tesouro estadual.

MAIS VIADUTOS

No corredor Leste-Oeste, que deve atender a 126 mil passageiros por dia, serão construídos três elevados (diferentemente dos viadutos, nesses locais só circulam ônibus): um próximo ao Bompreço da Benfica, outro na Terceira Perimetral, próximo ao Hospital Getúlio Vargas, e mais um no Engenho do Meio. Na Praça João Alfredo, ao lado do Museu da Abolição, na Segunda Perimetral, vai ser construído um túnel e um viaduto será erguido próximo à UPA da Caxangá. O corredor Norte-Sul também terá um viaduto e um elevado, nos Bultrins, em Olinda, e outro elevado em Ouro Preto.

Fonte: Jornal do Commercio

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