Obras viárias em xeque

Os principais projetos que podem melhorar a infraestrutura viária da Mata Norte estão todos no papel. São o Arco Metropolitano e os contornos da BR-101 nos trechos engarrafados. Atualmente, o acesso a Goiana (pela BR-101) tem vários trechos congestionados que passam pelas cidades de Abreu e Lima, Igarassu e Paulista, todas na Região Metropolitana. O Arco Metropolitano é uma estrada de 98 quilômetros, que começa em Ipojuca e vai até Itamaracá e vai possibilitar chegar a Mata Norte sem passar pela BR-101. Orçado em R$ 1,8 bilhão, o estudo de viabilidade que vai definir se o empreendimento é viável deverá ficar pronto na primeira quinzena de dezembro.Paralelamente ao arco também existem projetos para fazer os contornos da BR-101. O contorno de Abreu e Lima deverá ter o edital de obras lançado no início do próximo ano pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), afirmou o secretário estadual de Transportes, Isaltino Nascimento. A obra tem um custo de R$ 30 milhões. Os outros contornos estão em projetos.

Embora já tenha saído do papel, a duplicação da BR-101 entre Igarassu e Goiana é uma obra que se arrasta há anos. Iniciada em dezembro de 2005, o trecho só deverá ser concluído completamente no final de 2012, de acordo com o Dnit.

A fábrica da Fiat também vai demandar melhorias de mobilidade que cheguem a Goiana. Esses trabalhadores vão vir de vários lugares e aí será importante a implantação do Corredor Norte-Sul, um acesso exclusivo para ônibus, que começa em Igarassu e vai até Suape, defendeu o diretor de estudos regionais da Agência Condepe-Fidem, Ruskin Freitas. Ele argumentou que esses projetos (o Arco Metropolitano e os contornos da BR-101) deverão sair do papel. É só uma questão de tempo, disse.

Jornal do Commercio

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