Fiat será instalada em Goiana/PE e deve beneficiar as cidades de JP, CG, Santa Rita e Bayeux.

20110712-213745.jpg

O superintendente da Sudene, Paulo Fontana, garantiu que a montadora Fiat desistiu de se instalar em Suape e vai levar todos os investimentos para Goiana. Segundo ele, o município que faz fronteira com a Paraíba, vai receber a fábrica, a pista de testes e o centro de pesquisas.

De acordo com Fontana, os empreendimentos vão ocupar uma área de 12 milhões de m². “Ainda serão confirmadas cerca de 60 empresas fornecedoras”, garantiu. A Paraíba já foi procurada por fornecedores do setor automotivo.

Enquanto o superintendente anunciou uma fábrica completa, os interlocutores do Palácio do Campo das Princesas confirmaram a instalação de apenas duas unidades da Fiat em Goiana: a pista de testes e o centro de pesquisas.

Segundo eles, a sede da montadora continua prevista para Suape. Especulações a parte, o anunciou será feito em conjunto pelo Governo de Pernambuco e Fiat em agosto. Após a realização de uma audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa.

A ideia de interiorizar a fábrica partiu da empresa e obteve rápida aceitação do Estado. Com isso o governo economizará mais de R$ 300 milhões em terraplanagem e levará desenvolvimento ao interior.

No sábado (9), o secretário estadual da Casa Civil de Pernambuco, Tadeu Alencar, afirmou que, em conversas com a direção da Fiat, o Governo tem argumentado que a montadora pode obter “condições favoráveis” optando por Goiana. Alencar ponderou que o interesse da gestão nunca foi tirar a fábrica de Suape.

Aliado do governador pernambucano, Eduardo Campos (PSB), o governador Ricardo Coutinho (PSB), comemorou a notícia da implantação da fábrica em Goiana. Ele trabalhou para atrair investimentos e empregos para o seu estado.

Segundo o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Francisco Buega Gadelha, a Fiat conta com 150 fornecedores, pelo menos 50 deles devem se instalar no entorno da montadora. Grupos interessados em fornecer à Fiat estão analisando a possibilidade de abrir as portas em Cabedelo (PB), que fica a aproximadamente 60 quilômetros de Goiana, mas aguardam um posicionamento oficial do fabricante para bater o martelo.

“É um município que tem um excelente porto, que nem foi engolido pela cidade e nem está saturado”, atestou. De acordo com ele, a Fiat sairia beneficiada por ser “contemplada” com a competência dos dois estados. “Seria uma planta bi-estadual. Fornecemos engenheiros para diversas montadoras no País”, disse. Entre as possíveis cidades paraibanas que sofreriam impactos positivos com a decisão estão João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita e Bayeux.

O deputado estadual Betinho Gomes (PSDB/PE) tomou à frente na luta para evitar que a Fiat seja instalada no município de Goiana, e não no Cabo de Santo Agostinho. O que está se estranhando é o silêncio do outro representante cabense na Assembleia Legislativa, Everaldo Cabral (PTB).

Folha de Pernambuco

14 comentários em “Fiat será instalada em Goiana/PE e deve beneficiar as cidades de JP, CG, Santa Rita e Bayeux.

Adicione o seu

  1. A Fiat terá a possibilidade de escoar a sua produção pelos portos de Suape,Recife
    e do nosso vizinho próximo o Porto de Cabedelo-PB.Não vejo motivos para sermos
    contrários,pois beneficiará os nossos irmãos paraibanos.A novela do Arco Metropo-
    litano não poderá prejudicar os pernambucanos,como se pretende.Por outro lado,
    temos outras alternativas como diversas estradas estaduais que afluirão ao grande
    Porto de Suape,ou seja,o plano b.Avante Pernambuco!

  2. Em varias reuniões visaram o aumento dos problemas sociais como: a prostituição infantil, drogas entre outros. quais cuidado estão sendo tomados, se estão contratando empeleiteiras com homens de outros lugares que estão vindo sem os seu familiares? Cadê as oportunidades para os goianenses? quero respostas.

  3. Gostaria de saber qual um endereço de e-mail para que eu poça enviar o meu Currículo Vitae para trabalhar na nova fábrica da Fiat na cidade de Goiana.

  4. Lembrando que estão com o projeto para a criação do Porto, Aeroporto aki em Goiana na Ilha de Itamaracá, para quem não sabe pesquisem, a cidade cresce mesmo que outros não percebam.

    #Fikaadika’

  5. Ola, achei uma visao ampla,inteligente e audaciosa de se estender para Goiana promovendo crescimento na regiao Norte que por sua ves estar um pouco esquecida tendo por vista uma area rica em sua origem.A fabrica da FIAT tao almeijada por muitos municipios.Que vai so apreciar e sentir o gostinho.Parabens,FIATe ao nosso Governador que tem aberto as portas para esses ricos empreendimentos.Moises Fernandes.

  6. Eu entendo que Suape já está superlotado, Leonardo. Entretanto, cabe ao governo vê a melhor estratégia para maximizar o emprego no estado e não fazer política com um investimento desse porte.

    1. Bruno,a seu ponto de vista tem fundamento sim, porém por outro lado se faz necessario que o governo implante uma política descentralizadora dos recursos, para termos um padrão de vida melhor é preciso que o Estado se desenvolva por igual, e não apenas a RMR e SUAPE, acredito que a decisão de levar a FIAT para Goiana foi mais que acertada, ela era necessária.

  7. Porque instalar tão perto da Paraíba? A empresa se beneficiará da mão-de-obra, da estrutura, e do próprio porto de Cabedelo, para cabotagem pois está mais perto do que o Recife ou Suape. A maior beneficiada com essa mudança foi a Paraíba. Seria por conta do projeto nacional do nosso governador?

    1. bruno,torço para que o seu comentario nao seja preconceituoso.Afinal quem ganha sao os nordestinos que seja.PE PB abraços

Comente agora!

Blog no WordPress.com.

Acima ↑