Brasil deslancha nas estatísticas da construção naval

O Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) comemora as estatísticas internacionais da indústria naval que incluem novamente o Brasil. O País se destaca na construção de petroleiros, de plataformas de petróleo e de navios de apoio marítimo. A frota mundial de navios é estimada em 1,3 bilhão de Toneladas de Porte Bruto (TPB) e a carga transportada através dos oceanos atingiu 8 bilhões de toneladas, em 2010, em expansão para 10 bilhões de toneladas, em 2020.

De acordo com informação do Sinaval, a expansão nacional da área petrolífera atinge Estados, como Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Espírito Santo alcançou o segundo lugar no ranking dos estados produtores de petróleo e gás no país só perdendo para o Rio de Janeiro. De acordo com levantamentos da indústria naval, o Estado produziu 276,3 mil barris de petróleo e 11,1 mil de gás ao dia, totalizando a marca de 346,4 mil.

O sindicato observa que a tendência é o mercado crescer ainda mais. No Espírito Santo, o destaque fica por conta do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), que tem previsão de fomentar mais de seis mil empregos diretos e indiretos, colocando o Estado na rota da expansão da indústria naval.

O EJA será instalado na Barra do Sahy e terá a sua atividade voltada para navios sondas e plataformas, atendendo a demanda da exploração do petróleo na camada pré-sal. Segundo o gerente de construção naval do EJA, José Eduardo Vitullo, no Espírito Santo, a expectativa é de que o estaleiro construa inicialmente navios- sonda para a Petrobras.

Porto Gente

20110706-130326.jpg

Um comentário em “Brasil deslancha nas estatísticas da construção naval

Adicione o seu

  1. Boa tarde!
    Sou Técnico Metalúrgico, atualmente moro na Cidade de João Pessoa.
    Gostaria de saber se no Porto Suape(RECIFE) ou região, há alguma vaga de trabalho para o meu perfil.
    Como faço para me atualizar das vagas para construção naval!
    drsillva@hotmail.com
    desde já obrigado!

Comente agora!

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑