Recife construirá pista expressa

20110629-234140.jpg

Cidade visa melhor mobilidade para a Copa

Visando melhorar a mobilidade urbana para a Copa de 2014, a prefeitura de Recife (PE) assinou, junto a Caixa Econômica Federal, o financiamento de R$ 433,2 milhões para receber sua primeira pista expressa, a Via Mangue.

As ações para a melhoria do transporte dentro da capital pernambucana tiveram início com a entrega do túnel construído no bairro do Pina. Além disso, a prefeitura removeu algumas famílias instaladas em palafitas para a construção do corredor, os desalojados foram mudados para três novos conjuntos habitacionais.

Na primeira fase do empreendimento serão construídas as alças conectando o Viaduto Capitão Temudo, na região central da capital pernambucana, à Ponte Paulo Guerra, na região do Pina. Um dos acessos partirá do elevado em direção a Rua Saturnino de Brito, no Cabanga. A outra alça sairá da ponte estaiada e entrará pela comunidade Beira-Rio e Jardim Beira-Rio, também no Pina.

Já na segunda etapa, dois viadutos que farão a ligação da via expressa aos Canais de Setúbal e Jordão, em Boa Viagem, serão erguidos. Para que o trecho pudesse ser implantado, 334 famílias que se encontravam na Rua Antônio Falcão, em palafitas, foram retiradas.

A nova via terá 4,37 quilômetro de extensão no sentido Boa Viagem-Centro, já no sentido oposto, o trecho será de 4,75 quilômetros. A Via Mangue contará com quatro faixas de rolamento para veículos com velocidade máxima de 60 quilômetros por hora, além de calçadas e ciclovias. O empreendimento possuirá também oito pontes, ampliação da Ponte Paulo Guerra e uma passagem semi enterrada.

João da Costa, prefeito de Recife, salientou que o novo sistema viário, apesar de representar um grande avanço para o transporte da cidade, não será danoso ao meio ambiente. “Além da mobilidade, temos a questão ambiental – ao preservar o manguezal – e social – ao retirar 1.200 famílias de moradias infectas”, afirmou.

Comente agora!

Blog no WordPress.com.

Acima ↑