Primeiro VLT roda ainda este ano

Não vai ser quando o presidente Lula e o ministro das Cidades, Márcio Fortes, prometeram, mas até o final do ano o primeiro dos sete Veículos Leves de Transporte (VLTs, formado por três carros e com capacidade para levar até 300 passageiros) deve ser entregue pela empresa cearense Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda. para rodar no trecho da integração Cajueiro Seco-Cabo, iniciando um cronograma de entregas que deve se estender até o final de 2012.

No começo de março, o primeiro trem destinado a Pernambuco começou a ser fabricado na linha de montagem da empresa localizada em Sobral, ao lado de outros dois VLTs destinados ao Metro de Fortaleza. Enquanto os VLTs de Recife terão conjuntos de três carros (um total de 21 trens), o de Fortaleza terá quatro carros (24 trens), cujo prazo de entrega também é 2012.

Os VLTs de Recife e de Fortaleza terão motores (MAM) e caixa de tração (Voith) alemães e poderão rodar sobre a mesma linha que hoje serve a CBTU e a CFN para trens de passageiros e cargas, respectivamente. O contrato de fabricação do VLT do Recife é de R$ 63 milhões, enquanto o de Fortaleza é R$ 57 milhões. A Bom Sinal foi fundada em 1997 e já fabricou mais de 3 milhões de poltronas, cadeiras e carteiras escolares para estádios (Pacaembu-SP e Mangueirão-PA), universidades, hospitais, no Brasil e América Latina, assim como realizou projetos de modernização de estádios e ginásios. O primeiro VLT projetado e fabricado pela Bom Sinal liga Juazeiro do Norte ao Crato, com 13,6 quilômetros de extensão com três estações de passageiros e começou a operar no final do ano passado. As informações são da coluna JC Negócios.

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